Ventilação numa casa passiva, porque é necessário ? Por definição, uma casa passiva é estanque ao ar e muito bem isolada. Por isso é necessário renovar o ar interior para garantir a qualidade do mesmo. Vários tipos de ventilação podem ser considerados para um edifício, mas aqui vamos focar-nos apenas na solução utilizada nas casas passivas. Para mais detalhes, consulte a nossa página sobre renovação de ar.
- A ventilação natural consiste na abertura manual das janelas e depende da diferença de temperatura interior/exterior, da velocidade e da pressão do vento, e também do comportamento dos habitantes . Para ser eficiente, seria necessário abrir as janelas no mínimo cada 3 horas.
- Devido à natureza aleatória da abertura de janelas, todos os edifícios passivos estão equipados com ventilação de recuperação de calor de fluxo duplo.
A ventilação permite limitar os odores desagradáveis e a humidade do ar interior, evitando o desenvolvimento de bolores. Permite também minimizar a concentração de CO2 e outros poluentes e fornece ar condicionado interior :
- Ar limpo graças aos filtros
- Aquecimento / arrefecimento através do permutado de calor que compõe a unidade de ventilação
- Humidificação / desumidificarão através da recuperação de humidade
Como funciona a ventilação de fluxo duplo com recuperação de calor ?
O ar poluído é extraído de áreas como a cozinha e casas de banho. Depois, a ventilação fornece ar fresco para salas de estar e quartos.
Uma unidade de recuperação de calor consiste num permutador que recupera calorias de ar velho para pré-aquecer o ar frio de entrada.
Hoje em dia, os permutadores de calor podem recuperar entre 75 e 95% do calor do ar extraído.
A ventilação proporciona a quantidade certa de ar fresco para um clima interior saudável, que corresponde a cerca de 30m³/h por pessoa.
Consulte esta página para encontrar uma lista de empresas especializadas na venda de sistemas de ventilação para casas passivas.