Skip links

Revestimentos exteriores : materiais ecológicos

Os revestimentos exteriores devem cumprir uma série de requisitos para proteger o habitat do vento e da água. Na construção ecológica, estes revestimentos devem também contribuir para melhorar o conforto no Inverno e no Verão e integrar-se harmoniosamente no ambiente que envolve a construção. 

Revestimento de madeira

Há uma variedade de revestimentos, mas os que escolheremos para a nossa construção ecológica serão revestimentos de madeira. Vários critérios devem ser tidos em conta na escolha final. Será dada prioridade às espécies produzidas localmente ou provenientes de florestas geridas de forma sustentável. Em seu livro sobre construção ecológica, Jean-Claude Mengoni aponta que a madeira é dividida em classes de risco, que dependem dos usos domésticos e das condições que a madeira deve enfrentar. Recomenda o pinheiro bravo, o pinheiro de Douglas, o lariço, a noz, o castanheiro, o carvalho europeu ou o gafanhoto para revestimento. 

A madeira retificada deve ser considerada para fachadas altamente expostas. Isto é obtido após intensa secagem e retificação, ou seja, queima a temperaturas muito altas em fornos sem oxigênio. A madeira contém apenas 4% de humidade (em comparação com 12% para a madeira não aquecida). É então mais resistente às agressões climáticas e não requer nenhuma manutenção especial. 

revestimentos exteriores - madeira

Os rebocos

Os rebocos são constituídos por três componentes :

  • Uma carga : a estrutura do reboco, na maioria das vezes é areia
  • Um ligante : garante a resistência da carga
  • Um diluente : facilita a adesão do material de enchimento ao ligante 

Reboco à base de cal

Os rebocos à base de cal são permeáveis ao vapor de água, permitindo assim que as paredes respirem. Além disso, o calcário protege a casca das intempéries graças à sua impermeabilidade à água de escoamento. É uma alternativa ecológica interessante, uma vez que a sua fabricação requer metade da energia de um reboco de cimento e sete vezes menos do que de um reboco sintético. 

Por outro lado, deve ser combinado com outros materiais (cânhamo, linho, perlite, etc.) para que contribua para o isolamento térmico da casa. 

Existem dois tipos de cal : 

  • Cal hidráulica natural, composta de argila
  • Cal aérea, feita de calcário com um ambiente de ar lento

Reboco à base de terra

São constituídos principalmente por argila e areia, às quais se podem adicionar fibras vegetais para reforçar a estrutura e limitar a retracção. 

O revestimento à base de terra é um excelente regulador higrométrico, natural, não tóxico, infinitamente reutilizável e muito económico. Por outro lado, o solo é impermeável e o reboco terá de ser coberto com uma camada de cal aérea. 

O solo do terreno no qual a sua casa ecológica será construída pode ser usado como reboco se contiver argila suficiente (entre 15 e 20%). 

Reboco à base de gesso

O gesso requer uma energia incorporada ligeiramente inferior à necessária para a cal e o cimento. É permeável ao vapor de água e capilar. 

O gesso e a terra usados na mistura têm sinergias muito interessantes em aplicações ao ar livre. Pois, o gesso reduz o encolhimento do solo. 

revestimentos exteriores

Viroc

O Viroc é um painel composto feito de uma mistura de partículas de madeira e cimento. Também pode ser usado no interior, aplicado em pavimentos e tectos. Tem as seguintes vantagens : 

  • Não-toxicidade
  • Boas características de isolamento acústico
  • Instalação muito fácil
  • Resistência ao fogo e aos insectos
  • Boa resistência térmica 
  • Impermeável e permeável ao vapor de água 
revestimentos exteriores