A casa passiva é confortável, tem uma boa eficiência energética, um bom isolamento, uma elevada qualidade do ar, e um impacto reduzido no ambiente. Se quiser construir a sua casa em Portugal, provavelmente terá de se perguntar : mas qual é o preço de uma casa passiva ?
Custos adicionais de uma casa passiva
Existem custos adicionais específicos relacionados com as casas passivas em comparação com as casas de baixo consumo de energia e as casas standard. Estes custos adicionais vêm em particular de :
- Custos de ventilação
- Isolamento
- Estanquidade ao ar
Um desvio que tende a diminuir
Os primeiros estudos económicos realizados sobre o assunto mostraram que as casas passivas tinham um custo adicional de 16% em comparação com as construções standard. No entanto, desde então, algumas premissas mudaram. Especialmente ao nível das janelas, que são hoje em dia mais eficientes. Tornam possível reduzir a espessura do isolamento, reduzindo portanto a diferença de preço.
Um estudo realizado pelo Passive House Institute (PHI) mostra que o investimento adicional para uma casa passiva será agora inferior a 5% dos custos totais de construção (estudo realizado na Alemanha).
No entanto, é necessário estudar cada caso numa base casuística. Uma vez que em Portugal, em particular, as necessidades de isolamento serão diferentes das da Alemanha.
A construção de uma casa passiva não será necessariamente mais cara do que uma nova construção que tem de cumprir a legislação portuguesa em vigor. Na Portaria 379-A/2015, os valores dos coeficientes de transferência de calor estão próximos dos recomendados para a construção passiva em Portugal.

Numa casa passiva, as necessidades de aquecimento são 4 a 10 vezes inferiores às de uma casa padrão. Por conseguinte, a factura da electricidade será consideravelmente reduzida. Além disso, como os preços da electricidade tenderão a aumentar, os ocupantes das casas passivas já não terão de se preocupar com este aumento.
O PHI salienta que, mesmo após 30 anos, os custos de energia podem continuar a ser reduzidos. Pois os componentes inactivos de uma casa passiva continuam a funcionar enquanto a casa estiver instalada.
Como reduzir os custos adicionais de uma casa passiva ?
As casas passivas podem ser um pouco mais caras do que as construções tradicionais, mas várias técnicas podem ajudar a otimizar os custos. Para otimizar a relação custo-benefício, é necessário:
- Favorecer as volumetrias compactas : um edifício compacto terá um melhor desempenho energético
- Definir uma boa orientação dos vãos : de modo a optimizar os ganhos solares no inverno
- Garantir uma boa estanquidade ao ar
- Definir uma ventilação natural para arrefecer as divisões (excepto nas horas mais quentes)
- Aumentar o isolamento na cobertura e fundações
- Limitar a espessura miníma do isolamento das paredes (respeitando o padrão Passivhaus)
- Limitar o comprimento dos tubos de ventilação, diminuindo as perdas de calor
- Evitar as pontes térmicas

Construir uma casa passiva é um investimento sustentável a longo prazo. Em comparação com uma construção convencional, poupam-se recursos e energia.