Skip links

Poço canadiano

Um poço canadiano ou provençal é uma técnica passiva para aquecer ou arrefecer uma habitação.

Funcionamento de um poço canadiano ou provençal 

poço canadiano - poço provençal

O princípio é circular o ar exterior em tubos enterrados a uma profundidade onde a temperatura do solo é quase estável (a uma profundidade de cerca de 1,5 a 3 metros a temperatura varia muito pouco ao longo do ano – entre 12 e 14ºC). 

O ar exterior arrefece ou aquece em contacto com o solo e entra na habitação através de ventilação. Os tubos devem estar inclinados num ângulo de 1 a 3% em relação à horizontal acima de 30-50 metros. O poço canadiano ou provençal é ainda mais eficaz quando as diferenças de temperatura entre o interior e o exterior são elevadas. 

Poço canadiano/provençal e ventilação fluxo duplo ?

Há opiniões diferentes sobre a combinação de um poço canadiano/provençal e uma ventilação de fluxo duplo. Por um lado, esta combinação pode proporcionar dupla protecção contra o frio e é particularmente eficaz em regiões com grandes variações de temperatura. Assim, o ar pré-aquecido do poço será aquecido novamente após a sua passagem na ventilação de duplo fluxo. No entanto, este sistema é complexo de estabelecer, pode ser caro e não é interessante em regiões quentes. O poço pode causar avarias.

Algumas recomendações 

O ar pode ser substituído por uma mistura de água e glicol. É mais barato do que um poço de ar, não requer manutenção e não apresenta qualquer risco de condensação. Por outro lado, o glicol pode poluir o solo em caso de fuga. 

A ADEME adverte que uma instalação mal concebida pode degradar a qualidade do ar que entra na habitação e provocar o desenvolvimento de bolores ligados ao fenómeno da condensação. É igualmente importante prestar atenção à qualidade do solo e à presença ou não de rádon. 

O dimensionamento e instalação de um poço canadiano/provençal e a escolha da ventilação são bastante complexos e por isso requerem a intervenção de especialistas qualificados.