Uma casa passiva consome muito pouca energia graças a um isolamento térmico exterior de alta eficiência e da sua estanquidade. É bom viver numa casa passiva, especialmente graças ao sistema de ventilação que permite uma renovação constante do ar interior.
Perguntas Frequentes
Uma casa para ser certificada pelo rótulo Passivhaus deve cumprir os seguintes critérios :
- Requisitos de aquecimento ≤ 15 kWh/m².ano ou carga máxima para aquecimento ≤ 10 W/m²
- Requisitos de arrefecimento ≤ 15 kWh/m².ano ou carga máxima de arrefecimento ≤ 10 W/m²
- Estanquidade n50 ≤ 0,6 /h
- Necessidades de energia primária ≤ 120 kWh/m².ano ou necessidades de energia primária renovável ≤ 60 kWh/m².ano
- Limitação do sobreaquecimento
- Conforto térmico no interior
- Qualidade do ar interior
- Bom isolamento acústico
- Redução da factura de electricidade para aquecimento
- Preservação dos recursos não renováveis (petróleo, gás, etc.)
- Contribui para a redução das emissões de CO2 através do seu elevado desempenho energético
De acordo com um estudo realizado pelo Passive House Institute, o investimento adicional para uma casa passiva em comparação com uma construção tradicional seria de cerca de 5%. Por outro lado, é necessário estudar cada caso em detalhe, uma vez que as necessidades de isolamento serão diferentes de um clima para outro, o que terá influência nos custos iniciais.
A certificação Passivhaus é um rótulo alemão para o desempenho energético dos edifícios. É um conceito de construção global cujo objectivo principal é eliminar o aquecimento convencional. Este rótulo garante que uma casa irá oferecer conforto térmico, alta qualidade do ar interior e baixo consumo de energia.
Um equívoco comum sobre casas passivas, que pode assustar muitas pessoas, é que seria proibido abrir janelas, caso contrário, o desempenho energético da casa seria perdido.
Enquanto numa casa convencional sem ventilação é fortemente recomendado abrir janelas regularmente para ventilar, numa casa passiva não é obrigatório, mas não proibido. Numa casa passiva, o ar é constantemente renovado graças a uma ventilação eficiente e filtros adaptados, reduzindo em particular o risco de alergias entre os ocupantes
Uma casa passiva não é necessariamente feita de madeira, pois o rótulo refere-se a um padrão de desempenho e não um método de construção específico. Desde que o edifício cumpra os requisitos em termos de procura de energia, conforto, estanquidade ao ar, existe liberdade de escolha em como os atingir. Há casas passivas feitas de madeira, tijolo…
Uma casa passiva é um investimento sustentável a longo prazo. De facto numa casa passiva, as necessidades de aquecimento são 4 a 10 vezes inferiores às de uma casa normal. Assim, permite-lhe poupar na sua fatura de electricidade.
Além disso, à medida que os preços da electricidade aumentam, os habitantes das habitações n\ão são afectados por este aumento de preços.
Uma casa bioclimática é concebida e construída de forma a adaptar-se e integrar-se no seu ambiente. Os factores ambientais são tidos em conta desde a fase de concepção, como o clima, a orientação do terreno, a exposição aos ventos dominantes e a vegetação existente no solo. A maioria das janelas estão orientadas a Sul, de modo a aproveitar ao máximo os ganhos solares e reduzir a necessidade de aquecimento convencional. Para evitar o sobreaquecimento no verão, são instalados dispositivos de sombreamento naturais (vegetação) ou artificiais (quebra-sóis, persianas ajustáveis, etc.).
As primeiras construções passivas surgiram na Alemanha e foram concebidas para um clima temperado/frio. No entanto, a norma é aplicável à maioria dos climas do mundo. Existem edifícios passivos certificados em mais de 40 países em todo o mundo, provando que os princípios das casas passivas são válidos em qualquer clima.
Até à data, 4 casas foram certificadas Passivhaus em Portugal. Cerca de quarenta projetos estão em desenvolvimento. Na Europa, cerca de 4000 casas são certificadas (incluindo mais de 2000 na Alemanha).
Para mais detalhes visite a base de dados sobre os projectos certificados no mundo.