Skip links

Glossário

Glossário

ADENE : Agência para Energia.

Anemómetro : Instrumento que mede a velocidade e a pressão do vento.

APA : Agência Portuguesa do Ambiente.

Arquitectura bioclimática : Na concepção da chamada arquitectura bioclimática, as condições do local e do ambiente (clima e microclima, geografia e geomorfologia) desempenham um papel importante no estudo e implementação do projecto de arquitectura aí planeado. Um estudo aprofundado do local e do seu ambiente permite adaptar a arquitectura às características e particularidades específicas do local e tirar partido das suas vantagens e proteger contra desvantagens e constrangimentos.

Árvore de folha caduca : As folhas caducas são aquelas que caem durante o inverno e são renovadas a cada ano.

Árvore perenes : As árvores perenes são plantas que não perdem a sua folhagem no Outono.

Auditoria energética : Balanço energético de um edifício realizado de acordo com as especificações.

Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) : Avaliação dos impactos ambientais de um produto (no nosso caso um edifício) ao longo do seu ciclo de vida: extracção de matérias-primas, processamento, transporte, utilização e fim de vida (reciclagem). Comparada a uma simples pegada de carbono, a ACV é uma análise múltiplos critério porque não só leva em conta as emissões de CO2, mas também diferentes categorias de impactos: esgotamento de recursos, impactos ecológicos, impactos na saúde, mudanças climáticas…..

Balanço de carbono : Uma ferramenta para contabilizar as emissões de gases de efeito estufa de um produto.

Calorias : quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um grama de água abaixo da pressão atmosférica normal em 1ºC.

Coeficiente de transmissão térmica (U) : Este coeficiente, expresso em W/m2K, representa a perda de calor do interior para o exterior.

Concepção ecológica : A concepção ecológica consiste na integração de critérios ambientais desde a fase de concepção de um produto (bem ou serviço), a fim de reduzir os seus impactos ao longo do seu ciclo de vida (desde a extracção das matérias-primas até ao fim da sua vida útil).

Controlo de humidade : Capacidade de absorver grandes quantidades de vapor de água e libertá-lo quando o ar ambiente está mais seco sem perder as suas características isolante.

COSV : Compostos Orgânicos Semi-voláteis: estes produtos químicos são utilizados na composição de certos materiais plásticos, têxteis para computadores e mobiliário, produtos de limpeza e cosméticos, tratamentos insecticidas….. Elas são distribuídas tanto no ar, nas fases gasosa e particulada, quanto na poeira depositada no solo, móveis e objetos.

COV : Compostos Orgânicos Voláteis: são utilizados na composição de muitos produtos comuns como tintas, colas, removedores de manchas, cosméticos, solventes… São emitidos durante a combustão de combustíveis (gases de escape) ou por evaporação durante o seu fabrico, armazenagem ou utilização.

DAP – Declaração Ambientais de Produtos : Reúne todos os elementos relativos aos impactos ambientais de um produto resultantes de uma ACV.

Domótica : Todas as técnicas de gestão automatizada aplicadas ao prédio (conforto, segurança, comunicação).

Economia circular : Para a ADEME (Agence nationale de l’environnement et de la maîtrise de l’énergie), a economia circular é um sistema económico de intercâmbio e produção que visa aumentar a eficiência da utilização dos recursos e reduzir o nosso impacto no ambiente. O objectivo é dissociar o consumo de recursos do crescimento do produto interno bruto (PIB), assegurando simultaneamente a redução dos impactos ambientais e o aumento do bem-estar.

Edifício passivo : Edifício concebido para limitar o seu equilíbrio energético.

Energia final : É a energia que é utilizada pelo consumidor após o processamento.

Energia incorporada : É a energia necessária para extrair e fabricar os materiais que compõem o edifício. De acordo com o ICEB (Institute for Sustainable Building Design), uma casa de 120 m2 com uma vida útil de 80 anos contém energia incorporada de até 420.000 kWh, o que equivale ao seu consumo de aquecimento por um período de 30 a 50 anos. No entanto, é importante continuar a criticar estes dados, uma vez que existem várias definições de energia incorporada em função das fontes. O ICEB tem em conta a energia renovável e não renovável, enquanto algumas fontes não consideram a energia renovável.

Energia primária : É a energia encontrada na natureza, antes de qualquer transformação (eólica, solar, hidráulica, geotérmica, geotérmica, geotérmica, etc.).

Factor solar G : Fracção de energia solar que entra no edifício através do vidro.

Fito-purificação : É um sistema de tratamento de água que utiliza plantas, substratos e microorganismos dentro de uma zona húmida artificial.

Ftalato : Os ftalatos são compostos químicos normalmente utilizados como plastificantes em plásticos, incluindo o poli cloreto de vinil (PVC). Eles são encontrados em filmes plásticos, embalagens, revestimentos de piso, cortinas de chuveiro, perfis, tubos e cabos, materiais construção, tintas ou vernizes.

Gás nobre : Os seguintes gases são gases nobres (ou raros): hélio, néon, argônio, crípton, xenônio e radão (este último é radioativo). São gases incolores e inodoros, quimicamente muito pouco reactivos. Eles podem, portanto, ser usados em todas as aplicações onde reações químicas são indesejáveis.

Grau-dia : O conceito de graus-dia permite quantificar o calor consumido num determinado período e comparar os edifícios localizados em diferentes zonas climáticas. O princípio consiste em somar, durante um período de tempo, as diferenças de temperatura entre o interior e o exterior.

HAP : Hidrocarbonetos aromáticos poli cíclicos: são constituintes naturais do carvão e do petróleo, ou são derivados da combustão incompleta de materiais orgânicos como combustíveis, madeira, tabaco. Estão presentes no ar, na água ou na comida. Os HAPs são envolvidos no desenvolvimento de certas formas de cancro em humanos.

Inércia térmica : A capacidade de um material de armazenar calor para liberação posterior.

Kelvin : O Kelvin é uma medida absoluta da temperatura. Por exemplo, a temperatura de 0 K é -273,15 ºC e corresponde ao zero absoluto.

Kilowatt hora (kWh) : Esta é a unidade de medida tradicional de energia elétrica. Corresponde à operação com uma potência de 1 kW durante uma hora.

Máscaras solares : Uma máscara solar refere-se a qualquer coisa que reduza a luz e o ganho de calor do sol. Podem ser máscaras naturais: árvores, relevos, etc. ou máscaras arquitectónicas: edifícios, pontes, etc.

Materiais de origem biológica : É um material derivado de organismos vivos, de origem animal ou vegetal. O uso de materiais de origem biológica contribui para o armazenamento de carbono e a preservação dos recursos naturais.

Materiais ecológicos : Material que satisfaz os critérios técnicos exigidos, mas também os critérios ambientais, ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Parede Trombe : A parede do trombe é um sistema para otimizar o aquecimento solar. Consiste numa parede de betão, sobre a qual se coloca uma vidraça de vidro, exposta ao sul para receber a máxima radiação solar durante o dia. Capta a radiação solar durante o dia e liberta-a à noite.

Pesticida: Um pesticida é uma substância utilizada para controlar organismos considerados prejudiciais.

Pobreza energética : “Uma pessoa em situação de pobreza energética (…) é uma pessoa que tem particular dificuldade em dispor de o fornecimento de energia necessário para satisfazer essas necessidades básicas devido à insuficiência dos seus recursos ou das condições da sua habitação”. [Lei Besson de 31 de Maio de 1990]

Pontes térmicas : Área localizada da envolvente do edifício que tem um fluxo de calor diferente (normalmente mais elevado) do que as superfícies (quando existe uma diferença de temperatura entre o interior e o exterior).

Radão : O radão é um gás radioactivo produzido por uma reacção nuclear natural. Tem origem no solo e é encontrado em concentrações mais elevadas tanto dentro como fora dos edifícios.

Sombreamento : É um elemento arquitectónico que reduz o desconforto associado à luz solar directa.

Sumidouros de carbono : Um sumidouro de carbono é um reservatório (natural ou artificial) que absorve o carbono que circula na biosfera. Este carbono é aprisionado na matéria viva e, em seguida, sequestrado de forma mais ou menos permanente na matéria orgânica morta ou numa rocha biogénica. Os principais sumidouros de carbono são os oceanos, os solos (húmus) e a flora (floresta, turfeira, prados).

Teste de infiltrometria (Blower Door Teste) : Permite medir a quantidade de ar que entra num edifício e localizar fugas de ar, limitando assim a perda de energia e a degradação dos elementos construtivos através da entrada de ar.