Desde os anos 90, Portugal tem vindo a orientar a sua indústria da construção para a sustentabilidade. Isto é verificado, por um lado, através dos diferentes regulamentos que entraram em vigor em 1990 e 1998 (mais detalhes sobre o quadro normativo em Portugal aqui) e, por outro lado, através do aparecimento de organismos/associações e sistemas de avaliação ambiental.
Foram desenvolvidos três sistemas de avaliação ambiental para responder à realidade portuguesa: LiderA, SBToolPt e Domus Natura. Para mais detalhes sobre as certificações ecológicas em Portugal, consulte a esta página.
Há também organizações que se concentram em questões ambientais na indústria da construção civil. Este é particularmente o caso da iiSBE : International Initiative for a Sustainable Built Environment. É uma associação internacional cujo objectivo é promover iniciativas relacionadas com a construção sustentável.
O Portal da Construção Sustentável, lançado em 2010, é um projeto cujo objetivo é informar indivíduos e profissionais da construção sobre a construção sustentável.
Alguns números sobre a construção ecológica em Portugal
- Mais de 1200 unidades residenciais certificadas LiderA
- 3 novos edifícios com certificação LEED
- 1 centro comercial certificado BREEAM
- 4 edifícios certificados Passivhaus e cerca de 50 projectos em curso
- Clima favorável à energia solar passiva
- Recursos locais e sustentáveis como a cortiça
