Com a crescente preocupação com o desenvolvimento sustentável, surgiram nos últimos anos várias certificações portuguesas no sector da construção.
LiderA
Sistema de avaliação ambiental que se aplica tanto a edifícios de serviços e de turismo como a edifícios residenciais. Está estruturado em torno de 6 temas, que se dividem em 22 áreas :
- Integração da construção no seu ambiente
- Utilização racional dos recursos
- Redução do impacto da construção no ambiente
- Conforto habitacional
- Viabilidade sócio-económica
- Gestão sustentável
- Inovação
Após a avaliação, o projecto é classificado de G a A++, com o nível E a reflectir o estado dos edifícios actuais. Mais de 1200 habitações residenciais já receberam esta certificação.

DomusNatura e DomusQual
Essas certificações foram desenvolvidas pela SGS e visam avaliar a durabilidade e a qualidade técnica dos edifícios desde a fase de projeto. Para a sua obtenção, o edifício deve cumprir todos os requisitos legais e regulamentares. Os critérios de avaliação são :
- Instalações sustentáveis e segurança
- Uso razoável da água
- Energia e poluição do ar
- Materiais e recursos
- Conforto e qualidade
- Inovação e ecologia
SB ToolPT
É uma adaptação do sistema de avaliação do iiSBE (Canadá) à realidade portuguesa. É uma ferramenta poderosa que permite avaliar a durabilidade de um edifício desde a fase de projeto. O módulo de avaliação de edifícios residenciais foi lançado em 2009 e, desde então, foram avaliados mais de 100 edifícios.